Energia Solar

MITOS E VERDADES SOBRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A energia solar fotovoltaica não aquece água

Por tratar-se uma tecnologia nova e ainda pouco consolidada no Brasil, muitas vezes, alguns consumidores confundem o sistema de energia solar fotovoltaica (utilizado para gerar energia elétrica) com o sistema aquecimento solar (utilizado para aquecer água). A boa notícia, e única semelhança entre eles, é que ambos têm o intuito de gerar economia para o consumidor.

O aquecimento solar utiliza placas que funcionam como serpentinas por onde a água passa e é aquecida pela radiação solar e armazenada em um reservatório térmico. Essa tecnologia é muito usada para aquecer a água que utilizamos no chuveiro e piscinas.

A energia solar fotovoltaica utiliza placas, normalmente de silício cristalino, que convertem os fótons, unidades de energia presentes na radiação solar, em corrente elétrica. Neste sistema necessitamos também de um aparelho chamado inversor que converte a corrente gerada pelos módulos de contínua para alternada, corrente na qual funciona todos os equipamentos elétricos de uma residência.

Embora ambos os sistemas utilizem a luz do sol as funcionalidades dos sistemas são bem diferentes.

Quando faltar energia elétrica na rua, a minha casa continuará produzindo energia elétrica?

Essa dúvida é bem frequente e infelizmente temos muitas empresas que “esquecem” de comunicar essa informação a seus clientes.

O sistema de energia solar injeta na rede elétrica a energia que está sendo gerada e não está sendo consumida naquele momento, em função disto, o desligamento do sistema quando a energia elétrica da rua é interrompida por alguma razão, é de vital importância para a segurança da equipe de manutenção do sistema elétrico, evitando acidentes e até a morte desses funcionários.

Quem garante essa segurança é um equipamento que faz parte do projeto fotovoltaico, chamado inversor, equipamento esse que converte a corrente gerada pelos módulos de contínua para alternada. O inversor possui um sistema chamado anti-ilhamento que é responsável por cessar o fornecimento de energia do sistema fotovoltaico para a rede elétrica quando a energia é interrompida ele também interrompe o envio a injeção do excedente para a concessionária.

Consigo zerar a minha conta de energia elétrica quando eu tenho energia solar instalada em minha residência?

Essa dúvida também é bem comum para os consumidores, mas é importante ressaltar que, existe a taxa mínima de disponibilidade que todas as concessionárias têm autorização para cobrar. Essa taxa também é conhecida como taxa mínima – os valores em reais serão equivalentes a 30 kWh (monofásico), 50 kWh (bifásico) ou 100 kWh (trifásico). De forma análoga, para os consumidores conectados em alta tensão (grupo A) será devida apenas a parcela da fatura correspondente à demanda contratada.

A energia solar fotovoltaica é muito cara?

A energia solar fotovoltaica já é mais barata que fontes como carvão e nuclear e possibilita que o consumidor fique menos suscetível ao aumento de tarifas. O retorno sobre o investimento se dá entre 4 e 10 anos. Como o sistema tem vida útil superior a 25 anos, você terá energia barata por longos anos.

Os painéis de energia solar fotovoltaica não geram eletricidade em dias chuvosos ou nublados?

Existe uma crença que relaciona a quantidade de sol que o dia oferece com a produção dos painéis, mas na verdade os painéis absorvem a luz e não o calor, ou seja, embora seja menos eficiente em dias nublados, o sistema vai gerar algo em torno de 10 e 25% da sua capacidade normal.

O sistema de energia solar fotovoltaica requer muita manutenção?

O sistema solar fotovoltaico é bem robusto e conta com a ajuda da natureza para sua limpeza e manutenção. A própria chuva se encarrega de limpar as placas e caso haja grandes períodos de estiagem, recomenda-se uma limpeza com água. Qualquer anormalidade deverá ser comunicada a empresa que fez a instalação e o projeto de seu equipamento.

Com relação a sua estrutura, as atuais comercializadas no mercado possuem tratamentos específicos para que consigam suportar o sol e dar o suporte adequado aos painéis. Sendo assim, podemos considerar que a manutenção é quase 0.

A instalação do sistema fotovoltaico demora e requer muitas alterações em minha residência?

A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica leva em média 2 dias. O sistema é instalado no telhado, laje ou em solo aproveitando a estrutura já existente na localidade. O posicionamento do inversor é definido juntamente com o cliente, respeitando as recomendações do fabricante. O cabeamento é conduzido até o quadro de distribuição através de eletroduto externo ou da tubulação elétrica do local.

Caso haja necessidade de alguma adequação nas instalações elétricas da residência, a empresa deverá comunicar no instante da visita técnica e do fechamento do contrato para que não haja surpresa posteriores.

Agora que conhece um pouco mais sobre a energia solar fotovoltaica, conecte-se ao sol e aproveite toda essa energia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajudar?