Energia Solar

6 Curiosidades sobre a energia solar

A energia solar fotovoltaica ainda é uma novidade para a maioria das pessoas, tanto que muitos a confundem com os já conhecidos painéis de aquecimento. Ainda assim, energia solar fotovoltaica envolve produção de energia elétrica e consequente redução na conta de luz ao longo dos meses.

Essa é uma fonte de energia totalmente limpa obtida a partir do sol. O mais interessante é que mesmo em dias nublados é possível produzir energia solar através dos painéis fotovoltaicos. O motivo? Não é o calor do sol que é utilizado para produzir eletricidade, mas sim os raios solares, que são emitidos mesmo em dias nublados.

Além disso, optar pela construção de uma casa com energia solar pode permitir a economia de até 100% de energia elétrica, já que dependendo da quantidade de painéis utilizados durante a obra para a construção do sistema de energia solar toda a eletricidade da casa pode ser gerada a partir da luz do sol.

Agora, conheça 6 curiosidades sobre a energia solar que vão convencer você a instalar esse sistema de redução de redução de custos de energia elétrica em sua casa:

 

  1. A NASA utiliza apenas essa fonte de energia

A NASA foi a pioneira em testar a energia solar e chegou inclusive a utilizá-la no espaço para alimentar os módulos de comunicação. Atualmente todas as estações espaciais utilizam-se apenas dessa fonte de energia, que além de limpa é totalmente gratuita.

 

  1. Fonte de energia livre

Os raios solares estão à disposição durante todo o tempo – ou ao menos durante o dia – e não é preciso pagar nada para utilizá-los. O que significa dizer que essa é uma fonte de energia totalmente livre e inesgotável.

 

  1. Exige pouca manutenção

Todos os painéis e equipamentos utilizados na construção do sistema de produção de energia solar fotovoltaica de uma casa exigem pouca manutenção e duram por vários anos. Todo o material é bastante resistente e no caso do acúmulo de sujeira e poeira a chuva pode resolver o problema, não sendo necessário chamar por um profissional.

 

  1. Não é preciso luz solar direta

Algumas pessoas têm certo receio em investir em uma obra para instalação dos painéis fotovoltaicos e todo o sistema de energia solar por acreditarem que só poderão ter energia elétrica em dias de calor e sol forte. Pois isso é um mito. As células fotovoltaicas não precisam de luz solar direta e conseguem produzir um pouco de energia mesmo em dias de chuva ou nublados.

 

  1. Não polui ou destrói para produzir energia

Outras formas de produção de energia elétrica resultam em poluentes ou destruição de áreas naturais, como é o caso do petróleo, da energia nuclear e da energia hidráulica. A energia solar não polui e muito menos precisa destruir ou modificar algo da natureza para produzir eletricidade, sem contar que contribui para a redução de custos de energia elétrica.

 

  1. Existem usinas de energia solar

O mais comum é que se ouça falar da energia solar fotovoltaica produzida para as casas, mas a verdade é que já existem usinas de energia solar ao redor do mundo. Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Portugal são exemplos de países que já possuem esse tipo de usina para a produção de energia elétrica. O motivo? O fato de suas principais fontes de energia terem sido descobertas como finitas ou prejudiciais ao meio ambiente. E também pelo motivo de que cada vez mais se busca por investir em fontes de energia limpas e renováveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajudar?